10 maneiras de cuidar de sua transmissão automática

Evite reparos caros na transmissão. Leia as 10 dicas do “Mister Transmission” para manter um carro com transmissão automática em boas condições
Dependendo do tipo de veículo que você dirige e de sua idade, os reparos da transmissão podem ser caros. Às vezes, é impossível evitar que um especialista em reparo de transmissão faça a manutenção do seu veículo, especialmente se você estiver sujeito a uma avaria total.
Mas há coisas que você pode fazer para prolongar a vida útil de sua transmissão automática e evitar falhas na transmissão. Leia nossa lista de verificação das 10 principais dicas de manutenção de transmissão:
1. Verifique o fluido da transmissão periodicamente. Em muitos carros, picapes e SUVs, verificar o fluido da transmissão é tão fácil quanto verificar o óleo: com o motor em marcha lenta, retire a vareta, limpe-a, insira-a novamente, espere e puxe-a para obter uma medição precisa. leitura. Se o nível do fluido estiver baixo, pode haver um vazamento. O fluido em si deve ter uma cor vermelha brilhante, límpida e deve ter um cheiro doce. Se estiver turvo, de cor escura ou cheirar a peixe podre, leve-o a um especialista em reparos de transmissão para examinar as coisas.
2. Use o tipo certo de fluido de transmissão. Sempre consulte o manual do proprietário do seu veículo para determinar que tipo de fluido de transmissão você deve usar.
3. Mande reparar o sistema de arrefecimento do motor. O sistema de arrefecimento do seu veículo ajuda a evitar o superaquecimento do motor. Mas você sabia que isso também garante que o fluido da transmissão que bombeia pela caixa de câmbio também seja resfriado? É mais provável que você precise de um reparo na transmissão antes que o motor superaqueça completamente. Certifique-se de que seu sistema de resfriamento esteja em ótimas condições.
4. Limpe sua transmissão regularmente. Mudar o fluido de transmissão em seu carro é melhor deixar para um profissional. Consulte o manual do proprietário do seu carro, mas, em geral, faça a descarga da transmissão do seu veículo uma vez por ano. A duração do fluido da transmissão em seu carro depende da temperatura operacional do veículo e de quanto você dirige.
5. Não troque de marcha com o carro em movimento. Pare completamente o veículo antes de mudar de marcha de ‘drive’ para ‘reverse’ ou vice-versa. Deixar de fazer isso simplesmente sobrecarrega sua transmissão e, depois de algum tempo, pode levar a um problema sério.
6. Deixe seu carro esquentar antes de dirigir. Quem entre nós já pulou no banco do motorista, ligou o motor, colocou o carro em movimento e foi embora? (Revelação completa: sou tão culpado quanto você) Sempre deixe seu motor aquecer alguns minutos antes de começar a dirigir, especialmente durante os meses de inverno.
7. Não dirija com um pneu sobressalente por um longo período de tempo. Tamanhos de pneus incompatíveis ou dirigir com um pneu sobressalente pequeno por um longo período de tempo é proibido. Além de causar danos a outras partes do veículo, como arruinar o alinhamento das rodas, depois de um tempo, ele sobrecarrega desnecessariamente a transmissão.
8. Troque regularmente o filtro de transmissão. Isso mesmo: o câmbio automático do seu carro pode ter filtro, e ele precisa ser trocado de tempos em tempos. Se você está ou não dirigindo um carro com filtro de transmissão, depende inteiramente da marca e do modelo. A maioria dos veículos mais novos não tem um filtro de transmissão, mas aqueles que têm devem ser trocados toda vez que você descarregar a transmissão.
9. Evite usar seu veículo para rebocar. Usar seu carro para rebocar cargas pesadas, principalmente em temperaturas quentes, pode causar oxidação ou queima do fluido da transmissão e, por sua vez, causar muitos danos à transmissão.
10. Inspecione sua transmissão anualmente. Ter um especialista em reparo de transmissão certificado conduzindo uma verificação diagnóstica de sua transmissão quanto a vazamentos e outras anormalidades pelo menos uma vez por ano, bem como verificando o nível, a cor e o cheiro do fluido da transmissão periodicamente é uma manutenção preventiva inteligente.