Manutenção de Suspensão de Rotina

O sistema de suspensão é uma das áreas de um carro que tende a ser mais negligenciada quando se trata de manutenções de rotina. A maioria das pessoas é pelo menos um pouco boa em trocar o óleo e tem a sensação de que as pastilhas de freio e outras manutenções de veículos semelhantes são importantes.
Mas quando se trata de manter o estado de seus amortecedores ou molas, ou substituir buchas desgastadas, ou ter alinhamentos regulares das rodas, muitas pessoas ignoram os sinais de alerta e acabam pagando o preço (literal e figurativamente) a longo prazo, quando uma parte importante falha e eles não podem mais ignorá-la.
Como qualquer sistema dentro do seu carro, a suspensão do seu veículo precisa de inspeção e manutenção regulares. Um alinhamento periódico das rodas pode servir tanto para identificar possíveis problemas de suspensão quanto para manter a suspensão em bom estado.
Entre em contato para agendar uma inspeção gratuita de sua direção e suspensão. Manter-se atualizado sobre a condição de sua suspensão pode significar não apenas uma condução mais suave e confortável, mas também significa evitar reparos significativos de automóveis na estrada.
Um pouco sobre a suspenção
Se você já dirigiu ou andou em um veículo mais antigo com um sistema de suspensão rudimentar, espera-se que aprecie o quanto a suspensão do seu carro mais novo faz para tornar a direção hoje suave e confortável. A suspensão do seu veículo amortece todos os solavancos e solavancos que você experimenta ao dirigir e mantém seu carro em um controle firme e estável o tempo todo.
O sistema de suspensão é bastante complicado, sendo constituído por vários componentes interligados e interdependentes. Diferentes veículos são fabricados com vários tipos de sistemas de suspensão, cada um dos quais oferece vantagens e desvantagens, que podem, por sua vez, afetar a maneira como o veículo se comporta e se dirige.
Princípios Básicos da Suspensão
O sistema de suspensão está localizado principalmente no “trem de pouso” do seu carro, em torno de onde suas rodas se conectam ao resto do veículo. A suspensão de um carro moderno é composta de molas, braçadeiras, triângulos, amortecedores e elos, todos os quais trabalham juntos para se ajustar às condições da estrada ou superfícies de condução, a fim de suavizar a condução.
Não existe um único tipo de suspensão padrão para todos os carros, ou mesmo para a maioria dos veículos. Ao longo dos anos, vários tipos diferentes de sistemas de suspensão foram criados e implementados. Os tipos de suspensão de veículos podem ser divididos em duas grandes categorias e, em seguida, em várias subcategorias dentro dessas duas.
Suspensão dependente
Em um sistema de suspensão totalmente dependente, cada roda de cada lado de um eixo é rigidamente conectada à outra. O que isso significa é que qualquer coisa que impactar uma das rodas terá um impacto potencial e até provável na outra. Este foi o primeiro tipo de suspensão, e a principal vantagem de uma suspensão dependente é a capacidade de carga. Hoje, o único lugar onde você encontrará suspensões dependentes é em alguns ônibus, caminhões grandes ou outros veículos comerciais. Carros e caminhões de passageiros quase todos têm suspensões independentes de vários tipos.
Suspensão Independente
O melhor tipo de suspensão para um carro ou caminhão de passageiros é a suspensão independente. Com uma suspensão independente, cada roda do carro é conectada de forma independente ao restante do veículo. Isso significa que qualquer impacto sentido em uma roda é tratado por meio do sistema de suspensão dessa roda, deixando as outras rodas inalteradas. A maioria dos veículos de passageiros tem suspensão independente para as rodas dianteiras, e muitos hoje também têm suspensão independente para as rodas traseiras.
Existem vários tipos de suspensão independente, cada um dos quais resolve o problema das condições da estrada de maneiras ligeiramente diferentes.
MacPherson Strut
O MacPherson Strut é um tipo de suspensão independente que utiliza uma mola helicoidal colocada sobre uma escora, que absorve choques e solavancos. O suporte MacPherson é um dos primeiros tipos inventados de suspensão independente e está em uso há quase 80 anos.
A principal vantagem do MacPherson Strut é que ele é leve, requer poucos componentes e não ocupa muito espaço embaixo do carro. MacPherson Struts são frequentemente usados para veículos menores.
Suspensão Double Wishbone
A suspensão double wishbone usa um par de braços em forma de triângulo para conectar a roda à carroceria do veículo, oferecendo controle ao longo de dois eixos. Em certo sentido, a suspensão double wishbone é semelhante a um MacPherson Strut com um ponto adicional de conexão.
A suspensão do sistema double wishbone oferece um nível adicional de controle e absorção de choque, e é frequentemente usado para carros esportivos e outros veículos onde métodos especiais devem ser planejados para obter uma condução suave e confortável.
Suspensão
Air Bag A suspensão air bag, também conhecida como suspensão a ar, usa uma bomba de ar ou compressor alimentado por eletricidade ou pelo motor do carro para inflar foles de borracha (air bags) em cada roda. A suspensão a ar substitui as molas em um sistema de suspensão.
Tradicionalmente, a suspensão a ar era usada principalmente para caminhões e ônibus, mas nos últimos anos as montadoras, incluindo Cadillac, Mercedes-Benz, Ford e uma série de outras, começaram a usar suspensão a ar em muitos de seus veículos.
Suspensão semi-independente
A desvantagem das suspensões independentes é que elas são caras de fabricar e ocupam muito espaço. Mas as suspensões dependentes oferecem manuseio ruim e uma variedade de riscos de segurança. Um compromisso entre os dois é a suspensão semi-independente.
Uma suspensão semi-independente liga diretamente os dois pneus de cada lado de um eixo, mas a articulação possui um mecanismo que oferece algum rendimento e flexibilidade para aumentar o controle e a segurança. Este tipo de suspensão é comumente conhecido como suspensão de feixe de torção ou suspensão de feixe de torção. Muitos veículos usam suspensão de feixe de torção principalmente para as rodas traseiras.
Componentes do sistema de suspensão
Qualquer sistema de suspensão fora dos descritos acima é construído de vários subsistemas de componentes, cada um com um trabalho diferente a fazer. Cada uma dessas partes está sujeita a tensões e falhas de várias maneiras.
Amortecedores e suportes
Provavelmente, você está familiarizado com o termo ‘amortecedores’ e pode estar familiarizado com ‘struts’ também. Mas é possível que você não esteja totalmente familiarizado com o que realmente são amortecedores e suportes (ou a diferença entre amortecedores e suportes) e como eles se relacionam.
Amortecedores e escoras desempenham funções muito semelhantes – para amortecer o seu carro e evitar que ele salte excessivamente ou de forma incontrolável em resposta às condições da estrada. A diferença entre os dois é que um suporte é uma parte estrutural do sistema de suspensão, mas um amortecedor não. Em cada caso, um amortecedor ou suporte é um dispositivo hidráulico (cilindro) que usa óleo para amortecer o ressalto do veículo.
Um problema muito comum com amortecedores e suportes é o vazamento, que pode ocorrer com o tempo devido a rachaduras ou estouros nas vedações ou desgaste ao longo de milhares de quilômetros. Qualquer tipo de acidente considerável também pode resultar em vazamento.
Um choque ou suporte com vazamento não é muito funcional e precisará ser substituído. Dirigir com amortecedores ou suportes não funcionais tem uma variedade de consequências negativas para o desempenho do seu veículo, bem como danos aos pneus ou outros componentes da suspensão.
Braços
de controle Os braços de controle são elos articulados que conectam o chassi do carro às rodas. Os braços de controle são frequentemente encontrados como parte de uma suspensão MacPherson Strut e estão ligados ao sistema de direção por meio de juntas esféricas. As juntas esféricas são um importante ponto de tensão dentro de um sistema de suspensão e, com o tempo, as juntas esféricas tendem a se desgastar mais rapidamente do que muitos outros componentes da suspensão.
Juntas esféricas desgastadas podem causar uma série de problemas, desde a direção que puxa para um lado ou para o outro, vibração excessiva e ruídos metálicos durante a condução do veículo. Se não forem reparadas, juntas esféricas gastas ou defeituosas podem causar grandes danos aos braços de direção e ao sistema de suspensão como um todo; e juntas esféricas muito gastas podem até tornar a chamada insegura para dirigir.
Buchas de suspensão
Em grande parte do sistema de suspensão, as buchas são usadas como isolantes e acolchoamento em vários pontos. As buchas de suspensão reduzem o ruído e o atrito e também absorvem solavancos e impactos. Com o tempo, essas buchas de suspensão se desgastam e começam a rachar e, em alguns casos, rasgar.
As buchas de suspensão podem ser consideradas tanto quanto a cartilagem dentro do sistema esquelético do corpo humano, atuando como um escudo ou almofada entre os contatos osso a osso. Da mesma forma, as buchas de suspensão protegem e amortecem os componentes da suspensão dos contatos de metal com metal. Quando as buchas se desgastam, as peças metálicas raspam contra outras peças metálicas, acelerando o desgaste em todo o sistema de suspensão do veículo.
É sempre melhor identificar e substituir a bucha gasta mais cedo ou mais tarde. Se você dirigir por muito tempo com buchas desgastadas, pode ser necessário substituir a parte dura de metal danificada e não apenas a(s) bucha(s), e a substituição da peça, obviamente, sempre será mais cara. É por isso que as inspeções periódicas do veículo e a manutenção de rotina são tão importantes.
Barra estabilizadora e buchas da barra estabilizadora
Ao virar um carro ou dirigir em superfícies de estrada irregulares, o movimento de virar coloca tensão em toda a estrutura do veículo. Um dos estresses particularmente perigosos é a tendência do veículo de se inclinar excessivamente para um lado ou para o outro. A barra estabilizadora e os elos da barra estabilizadora atuam como uma força contrária à inclinação do veículo, aplicando força na direção oposta se o carro começar a se inclinar para um lado.
Além de ser potencialmente perigoso para o seu carro se inclinar muito em qualquer direção, uma inclinação significativa pode desequilibrar o alinhamento de um veículo, o que significa que a barra estabilizadora desempenha um papel importante. Os links da barra estabilizadora são geralmente onde um problema ocorrerá se houver, e a falha na barra estabilizadora ou nos links da barra estabilizadora pode levar a uma condição de direção perigosa e/ou problemas de alinhamento que exigem reparos caros.