10 dicas de manutenção do motor – obrigatórias para um bom cuidado com o carro

Somos uma empresa com mais de 50 anos de experiência no setor de reparação automotiva

10 dicas de manutenção do motor – obrigatórias para um bom cuidado com o carro

Dicas 0

Verificações para manter seu motor em forma e funcional

Um motor é como o coração de um carro. Ele precisa funcionar suavemente para manter seu carro em movimento. Não posso enfatizar mais a importância de manter o motor em forma e funcionando com eficiência. Aqui estão 10 dicas de manutenção do motor que ajudarão seu motor a funcionar para sempre:


#1. Troque o óleo do motor em intervalos regulares

Isso é o mínimo que você pode fazer. O óleo do motor mantém todas as partes móveis bem lubrificadas para que o desgaste seja mínimo. Além disso, retém toda a poeira, sujeira e sedimentos, mantendo-os fora de lugares onde não deveriam estar. Verifique os níveis de óleo todos os meses e complete se o nível estiver baixo. O grau de óleo e os intervalos de troca estão sujeitos às recomendações do fabricante. O filtro de óleo é igualmente importante, pois filtra todo o lixo do óleo e interrompe a regulação de volta ao motor. Isso garantirá que seu motor funcione suave e frio.

 #2. Mantenha a verificação do sistema de refrigeração

Apesar de termos avançado muito em termos de eficiência de um motor de carro, muita energia é perdida durante a combustão na forma de calor. Metais e ligas, dos quais o motor do seu carro é feito, não são muito amigos do calor. Certifique-se sempre de que haja bastante líquido de arrefecimento no tanque, pois é muito importante para a dissipação de calor. Uma proporção de 1:1 de aditivo e água destilada é ideal. Além disso, é uma boa coisa olhar para o medidor de temperatura do motor em um dia quente e ensolarado e desligar o carro caso esteja perto do superaquecimento.

#3. Deixe respirar

Falta de ar? Sentindo-se cansado? O motor do seu carro precisa de oxigênio tanto quanto você. Um fluxo de ar restrito pode fazer com que o combustível não queime completamente, aumentando as emissões e reduzindo a quilometragem. Verifique o filtro de ar e limpe/troque sempre que sentir que há muita sujeira e detritos presos nele. Seu motor precisa respirar adequadamente para funcionar bem e continuar.

#4. Procure por vazamentos

Quando você sair da garagem, pare e olhe para o local de estacionamento para ver se há fluidos no chão. Se o combustível estiver vazando, você deve visitar o mecânico mais próximo e verificá-lo. Você também pode verificar sob o capô para ver ou cheirar algo vazando. O óleo do motor e o anticongelante são fluidos que você deve observar ao verificar se há vazamentos.

#5. Não continue com combustível de reserva

A gasolina contém sedimentos que se depositam no fundo do tanque. Anos de funcionamento e definitivamente haverá uma camada de porcaria que não deve atingir o motor. Funcionar com pouco combustível puxa esse lixo para a bomba de combustível, o que pode causar muito desgaste. Em vez de apenas rezar para que não chegue ao motor, encha o tanque e economize no custo de reparo/substituição do filtro de combustível e da bomba.

#6. Verifique as correias

As correias de borracha são elos essenciais para manter tudo em sintonia quando um motor funciona. Se você ouvir um guincho vindo de baixo do capô, é hora de substituí-los. Você deve verificar seus cintos quanto a rachaduras e sinais de desgaste, mesmo que durem muito tempo. Mas se eles quebrarem enquanto o motor estiver funcionando, isso pode causar sérios danos aos componentes do motor, “componentes caros do motor”!

#7. Não ignore a luz do mecanismo de verificação

Esta luz é o grito sutil de socorro do seu carro. Nunca ignore isso e imediatamente leve o carro para inspecionar o seu mecânico local. Não é necessariamente grave todas as vezes, mas você nunca saberá, a menos que verifique.

#8. Substitua o filtro de combustível

É semelhante ao filtro de óleo, mas filtra o lixo do combustível, impedindo a entrada na câmara de combustão. Um novo filtro significa fluxo livre de combustível limpo para a bomba de combustível e motor. Isso garante que haja menos acúmulo dentro do motor e sua sede por combustível seja saciada.

#9. Substitua as velas e os fios

A vela de ignição atua como um iniciador de incêndio. Ele inflama a mistura ar-combustível nos cilindros e requer pouca manutenção devido à sua longa vida útil. A manutenção regular garantirá que o motor retenha sua faísca. Às vezes, eles nem precisam de substituição. Alguma limpeza pode ser de grande ajuda, pois muita fuligem se acumula ao redor do eletrodo ao longo do tempo.

#10. Seu motor não gosta de acelerar apenas para parar completamente

Os motores são projetados para funcionar em velocidade constante. É quando eles têm o melhor desempenho. Muita variação nas rotações cansa e isso tem um preço. Dirigir na cidade, onde você se move constantemente e para, é muito difícil para o motor. Tente não acelerar demais. Em vez disso, esteja seguro e não acelere demais quando souber que precisa parar novamente. Tente ficar na estrada sempre que possível. Isso lhe dará uma melhor quilometragem (agora você sabe por que dirigir na estrada resulta em menor consumo de combustível) e manter o motor funcionando por mais tempo.

Essas verificações devem manter seu motor saudável e economizar muito dinheiro em reparos/substituições/manutenção. O motor é a parte mais cara e complexa do seu carro. Ele exige bons cuidados e retribuirá o favor obtendo um bom valor de revenda quando você planeja vender seu carro. 

A Veteranos Centro Automotivo está aqui para ajudar, traga seu carro para uma revisão periódica e rode tranquilo.

Centro Automotivo Veteranos, com 50 anos de experiência no setor automotivo, oferece serviços completos para o seu carro. Nossos profissionais estão à sua disposição para ajudá-lo em qualquer necessidade, seja um problema mecânico ou estético (funilaria). Além disso, temos instalações seguras para proteger seu patrimônio enquanto cuidamos dele. Conte conosco!